Friday, July 29, 2005

"Sejamos Realistas..."

(Publicado n"A Baixa do Porto" a 01.03.05)

Exijamos o impossível!

Não sei se ainda alguém se lembra do que foi, na minha romântica forma de ver, a mais lúcida das "pichagens" do imediato pós 25 de Abril.
Eu recordei-a, de imediato ao ler o comentário do Sr. Tiago Fernandes, ao meu último "post".
Tem toda a razão caro Tiago, devemos procurar "...resolver os problemas de hoje com recurso aos meios que hoje estão disponíveis e que têm força legal, sabendo que o óptimo é inimigo do bom..."
Mas também devemos prevenir os problemas de amanhã, criando os meios para que, quando os nossos filhos, ou netos, forem adultos, não verifiquem que os problemas, já identificados, há décadas, pelos seus pais ou avós, continuam por resolver e os tais "meios com força legal" para que esses problemas possam ser, adequadamente, resolvidos, continuam por criar.
Fecho agora os olhos e imagino a minha filha, daqui a 20 ou 30 anos, na altura de mais umas eleições tendo que escolher entre o PS ou o PSD………

Peço a todos os pais (actuais ou potenciais) que façam um minuto de recolhimento e imaginem o mesmo

........................ (1 minuto)...........................

Acho que a nossa responsabilidade é mais do que evidente.

Nota final.
Quanto à eficácia do método "descomplicado" de "…resolver os problemas de hoje com recurso aos meios que hoje estão disponíveis e que têm força legal, sabendo que o óptimo é inimigo do bom……"
O que se passa na Av. da Boavista, desde a semana passada, e o que ainda estará para vir, são o exemplo claro dessa eficácia e, para mim, a demonstração cabal, de que outras formas de exercer a cidadania tem que ser procuradas.

Já agora termino com outra citação esta mais moderna e tecnocrática
"Think Global, Act Local".

Um abraço
António Moreira

No comments: