Monday, February 21, 2005

"Onde estão..."

"... as Associações Ambientalistas?"Quando fazem falta?
(Publicado n"A Baixa do Porto" a 21.02.05)

Então vão começar hoje (se calhar já começaram) a abater as árvores da Av. da Boavista.!!!!
Pretendem ter acima de cem mil pessoas (já falam em meio milhão :O) a espezinhar toda a folha, para assistir às corridas à volta do Parque da Cidade!!!!
Querem construir outro!!!! Viaduto sobre o Parque da Cidade!!!!
Querem destruir o espaço verde do Estádio do Inatel !!!!!
Eu pergunto:
Onde estão as Associações Ambientalistas?
Ou será que isto já não lhes interessa?
Ou será que o Parque da Cidade só interessa antes de "algumas" eleições autárquicas?
Alguém já ouviu (ou leu) alguma posição desses senhores?
Ou sou eu que estou distraído outra vez?
Se assim for peço desculpa.
Quanto à proposta de acção do Sr. Francisco Rocha Antunes:
"Devemos provocar a discussão do assunto das obras que hoje supostamente começam junto dos representantes eleitos. Antes de qualquer acção popular ou pedido de providência cautelar, quem se deve pronunciar sobre o assunto são os deputados municipais do Porto, cuja lista o Alexandre Burmester já aqui colocou, e os representantes dos partidos na Junta Metropolitana, que estão aqui."
Sinceramente, estar à espera que este, ou qualquer outro, assunto possa ser positivamente resolvido por representantes de partidos, parece-me a melhor forma de nada fazer.
E quando sentencia:
"Portanto, é a vez dos Senhores Deputados à Assembleia Municipal do Porto e à Assembleia Metropolitana se pronunciarem. A cidade não perdoaria a respectiva indiferença."
Perdoaria, perdoaria…….
Mesmo a ser verdade, na melhor das hipóteses, nas próximas eleições autárquicas, a cidade votaria noutros (ou seja mais dos mesmos), o mal estaria feito, as contas ficariam para alguém (sempre nós) pagar, e os responsáveis (como sempre) impunes.

Repito:
O crime, quando conhecida, previamente, a sua intenção, previne-se !!!

A única hipótese, nesta altura, parece-me ser, repetindo-me:

"….., conforme refere o Sr. João C. Costa:"Apresentação duma contestação baseada na Lei de Acção Popular, no abaixo-assinado e na falta do Estudo de Impacte Ambiental. Interposição duma Providência Cautelar até à decisão pelo Supremo porque irá de certeza até ao Supremo Tribunal de Justiça) da necessidade do Estudo de Impacte Ambiental"

Infelizmente já não iremos a tempo de pedir ao Dr. Sá Fernandes para se mudar para o Porto, pelo que sinto que estaremos apenas a "pregar no deserto".

Um abraço desiludido
António Moreira

No comments: