Thursday, June 23, 2005

Palhaçadas

Saindo da hibernação, pela superior necessidade de dar resposta a esta "pérola":

Sr. Francisco Rocha Antunes
(Promotor imobiliário)

Já não é a primeira vez que o Sr. Francisco Rocha Antunes, Promotor imobiliário, se arroga o direito de comentar o estilo com que eu, ou outra qualquer pessoa, exprime, n"A Baixa do Porto", as suas opiniões.
Também não é a primeira vez que se arroga o direito de classificar aquilo que eu (ou outros) ali escrevam como "guerrilha partidária".
Naturalmente que tal é um direito que lhe assiste, desde que o Tiago assim o entenda, da mesma forma que eu, ou qualquer outra pessoa, tem o direito de se exprimir utilizando as figuras de estilo que entenda, desde que, naturalmente, o Tiago também assim o entenda.
Curiosamente porém, os melindres do Sr. Francisco Rocha Antunes, Promotor imobiliário, apenas se verificam quando são postas em causa as posições do actual presidente da câmara ou dos que o suportam, mas enfim, estará também no seu direito, sujeitando-se, como qualquer um,
às interpretações que daí possam ser feitas.
Mais curiosamente ainda, tal acontece quando a evidência dos factos relatados é de tal ordem que, na impossibilidade de refutar a evidência dos mesmos, prefere lançar poeira sobre o estilo, de forma a procurar para aí desviar as atenções.
É uma estratégia inteligente, mas já por demais utilizada por outros de maior tarimba, por isso aqui não pega, meu caro senhor.
Desta vez, pelos vistos, o senhor ofendeu-se por eu ter inferido que, no "circo" da política (que não o "circo" da fórmula1), "um qualquer Jardim, Valentim, Ferreira Torres ou até Rui Rio" me mereciam a classificação de "palhaços".
Provavelmente terá razão, e repetindo a graça que tantos já usaram, daqui o meu pedido de desculpa aos verdadeiros PALHAÇOS, profissionais honestos que ganham a vida com o fruto do seu trabalho.
Talvez o Sr. Francisco Rocha Antunes, Promotor imobiliário, preferisse, e com razão, que, em vez de palhaços, eu tivesse classificado os referidos senhores de "trapezistas", "contorcionistas"
ou "malabaristas", outras dignas profissões "circenses" às quais teria também que apresentar as minhas desculpas se as equiparasse a tais senhores.
Não irei também usar a bela imagem, já usada n"A Baixa" por um meu homónimo (que muito considero e gostaria um dia de ver na CMP), e compará-los a uma qualquer alimária, pois os pobres bichos, esses, é que não tem qualquer responsabilidade nos nossos disparates.
Assim passe muito bem e, se ficou ofendido, por si, ou pela consideração que lhe merecem os tais senhores, digo-lhe como vai sendo moda:

Habitue-se.

Cumprimentos
António Moreira

No comments: